Água, para que te quero!
Com a chegada do clima quente é ainda mais importante zelar pela hidratação do seu animal de estimação.
Quantidade ideal
Um cão adulto de porte médio precisa de 50ml de água por quilo, diariamente, para repor o líquido perdido pela urina, pelas fezes e pela respiração. Filhotes precisam do dobro dessa quantidade para manter-se hidratados. Já os cães de pequeno porte e os gatos necessitam, visualmente, de 60ml de água por quilo, por dia. Para cães de grande porte, a necessidade diária é de 40ml de água por quilo.
Filtrada ou mineral?
A água filtrada é a melhor opção ,porque é livre de sujidades, micro-organismos e excessos de minerais potencialmente nocivos. O problema da água mineral é a embalagem plástica que, se for transportada e armazenada sem os devidos cuidados, em temperaturas elevadas, por exemplo – , pode produzir substâncias nocivas como bisfenol e ftalatos, associadas a distúrbios hormonais e neurológicos
Temperatura ideal
A água fresca é a melhor, porque vai ajudar a aliviar a sensação de calor. A água gelada demais pode fazer com que o animal diminua o consumo e ainda vai predispor o pet a inflamações de faringe e infecções, por conta do choque térmico.
Gatos preferem água corrente
Por uma questão instintiva: o ancestral do gato doméstico buscava a água corrente por haver menor risco de contaminação ou intoxicação do que na água parada. Em casa, a água pode ser oferecida em bebedouros do tipo fonte – deixar a torneira aberta é desaconselhável por conta do desperdício.