Alergia alimentar
O problema também pode acometer os animais. Confira respostas a cinco dúvidas comuns envolvendo o tema.
1. Como eu percebo que o meu pet tem alergia?
Os sintomas normalmente aparece na pele, em forma de inflamações e pontos vermelhos que podem ocasionar coceira. São mais frequentes em regiões como patas, orelhas e face, escoriações e erupções cutâneas, entre outras complicações. Animais sensíveis podem desencadear sintomas gastrointestinais flatulência, diarreia e vômito.
2. Que tipo de alimento causa alergia?
Em tese, todos os alimentos têm potencial alérgico. Porém, os que são ricos em proteínas são os que geralmente desencadeiam essas reações, como carnes e processados de aves, leites e ovos.
3. Dá para prevenir ?
O ideal é não dar restos de comida ao pet e oferecer ração de boa qualidade, fabricada por empresas idôneas.
4. Como é feito o diagnóstico?
Existem exames específicos que poderão ser feitos para detectar a alergia, como testes cutâneos, sorológicos e até mesmo uma dieta que inclua o alimento suspeito, para observação das reações provocadas por ele. É importante, nesse momento, contar com o suporte de um médico veterinário, que tem os conhecimentos necessários para interpretar os resultados de forma correta.
5. Qual é o melhor tratamento?
Primeiro, o animal com a suspeita alérgica deverá ser avaliado pelo médico. Após diagnosticada a alergia e a causa, o tratamento poderá ser feito com uso de medicamentos específicos e também com alimentos denominados hipoalergênicos – de uso restrito, que precisam ser prescritos, e cuja utilização deve ser acompanhada de perto pelo veterinário.