contato@hospitalsavana.com.br
Bebe Lambida Cachorro Sorriso

Amigos inseparáveis

A convivência entre crianças e pets traz benefícios à todos. Mas enquanto eles estiverem se conhecendo, a supervisão de um adulto é fundamental.

Não importa se quem chegou primeiro foi o pet ou o bebê. Para que ambos se aproximem e estabeleçam uma relação de companheirismo e confiança, é preciso tempo e paciência. São adultos da casa que devem ficar responsáveis por apresentar um ao outro, sempre supervisionando as brincadeiras e os carinhos. Uma boa dica é deixar que o animal cheire objetos e roupinhas da criança, que escute músicas de ninar calminhas, para começar a se acostumar ao novo ambiente. Num segundo momento, pode-se deixá-lo aproximar-se enquanto o bebê está no colo da mãe ou do pai. Só depois é que a interação entre a criança e o animal deve ocorrer de forma livre e, mesmo assim, com um adulto por perto.

A ideia é que os pais ensinem a criança a acariciar e a brincar com o bichinho. Quanto mais agrados o animal receber nesses momentos, maior a tendência de relacionar a convivência com os pequenos humanos a uma experiência prazerosa. Porém, ao perceberem algum comportamento inapropriado do bebê, os pais devem tomar o cuidado de adverti-lo imediatamente. Se a criança puxar, apertar ou fizer qualquer movimento que machuque o animal, por mais dócil que ele seja, o instinto fará com que o pet tente defender-se, e nesse impulso, poderá assustar a criança. A criança também tem que ser instruída a não atrapalhar o bichinho enquanto estiver comendo ou bebendo água, situações em que os pets normalmente reagem mal à intervenção.

O inverso também é verdadeiro

Da mesma forma, o animal também precisa ser educado para lidar com o bebê. Em geral, os pets domésticos são bastante sociáveis e se adaptam, acolhendo a criança como mais um membro de sua ”matilha”. Mas, para isso, é preciso que os adultos garantam a qualidade da relação entre os dois, ensinando sobre os limites de cada um. Assim, o cachorro também deve ser advertido se, mesmo sem a intenção de machucar, pular sobre a criança, pegar os brinquedos dela etc. Com regras claras e muito calma, ambos saberão se respeitar, para viver de forma harmoniosa.

Deixe um comentário

Message Us on WhatsApp