Deu match
A internet facilitou a busca por um par, mas é preciso saber quais critérios considerar…
A maciez, a textura adequada e o brilho dos pelos do animal estão diretamente relacionados a qualidade da alimentação que ele recebe.
O pelo do pet tem, em sua constituição, aproximadamente 95% de proteína. Daí a importância de que ele consuma as quantidades adequadas desse grupo alimentar, diariamente. Já a maciez e o brilho são modulados pela produção das glândulas sebáceas, que estão sob o pelo. Elas também garantem a proteção e a impermeabilização. E níveis adequados de lipídios, em especial, de ácidos graxos, minerais e vitaminas são fundamentais para a manutenção dessas funções.
Além disso, a alimentação balanceada influencia na saúde dos músculos, articulações, ossos etc. Em geral, a ração específica para o porte e a raça do pet dá conta de oferecer os nutrientes necessários ao animal, de forma equilibrada. Mas é importante que seja recomendada pelo veterinário que acompanha o pet e que conhece bem todas as características dele. Afinal, para animais em condições especiais, com idade avançada e doenças crônicas, por exemplo, a dieta preciso ser adaptada.
Saiba mais sobre os nutrientes essenciais
Eles devem constar na ração oferecida diariamente ao pet, Fique atento e, em caso de dúvida, consulte o veterinário.
Vitaminas: as do complexo B estão entre as mais importantes, entre elas a B3 (niacina), que influencia na formação do colágeno – a fibra que dá sustentação à pele. A vitamina E é um dos antioxidantes mais conhecidos, evita a deterioração das células e retarda o envelhecimento.
Minerais: O zinco é importante para a síntese do colágeno e da queratina – proteína fundamental para a formação dos pelos. Também possui propriedades cicatrizantes.
Proteínas: Fornecem a principal matéria- prima que constitui os pelos.
Lipídios: os ácidos graxos da série 3 e 6 são importantes para evitar que os pelos fiquem opacos, secos e quebradiços.