Warning: getimagesize(/home/storage/0/e1/a0/hospitalsavana/public_html/wp-content/uploads/2018/05/cães-atacando.jpg): failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/0/e1/a0/hospitalsavana/public_html/wp-content/themes/total-coneki/framework/classes/image-resize.php on line 115
Bons de briga
É bem verdade que alguns animais têm temperamento agressivo. Além disso, a chegada de um novo integrante pode despertar o instinto de competitividade, até que se estabeleça, novamente, uma hierarquia entre os pets da casa. Mas, de qualquer forma, o local onde os bichinhos vivem também pode ter influência na socialização deles. Daí a importância de os tutores assumirem algumas responsabilidades.
Quando os animais começam a competir dentro de casa, é preciso intervir para evitar que se machuquem. Saiba o que pode fazer para ajudar a restabelecer a paz no lar.
Observar o ambiente
Se houver disputa por espaço, comida, água ou brinquedos, é de se esperar que uns animais se voltem contra os outros. Então, o primeiro passo é perceber se, na sua casa, há recursos e entretenimento suficiente para atender ao número de animais pelos quais você é responsável. Outra dica é prestar atenção no seu comportamento: se der carinho a um em detrimento do outro, essa pode ser a gota d´água para um novo conflito.
Agir rápido.
O ideal é que você intervenha antes que os animais iniciem uma briga. Por isso, é bom ficar de olho nos sinais que eles dão quando estão prestes atacar. Pelos arrepiados, vocalizações – quando os cães ou gatos começam a rosnar, grunhir ou miar-, musculatura enrijecida e dentes à mostra indicam claramente que um confronto está por vir. Nesse momento, use sempre o mesmo comando para tira o animal da situação, chamando-o para perto de você. Em muitos dos casos, essa postura do tutor é suficiente para evitar que se inicie uma briga.