Cada um na sua cama
Quando o novo morador chega em casa, a gente não quer desgrudar nem para dormir. Mas é saudável para animais e tutores que cada um tenha o seu espaço. Saiba como fazer esse combinado com o pet funcionar de verdade!
Filhote recém-nascido
Se o seu cão ou gato ainda está se adaptando à nova casa, será preciso treiná-lo desde o início a dormir no lugar certo. O que você pode fazer nessa situação para ajudá-lo a adaptar-se:
- Decida onde será o local de descanso do filhote logo no primeiro dia.
- Ao adquirir o animal, peça um pano com cheiro da antiga casa ou da antiga cama e coloque no novo espaço dele.
- Acomode também, na cama dele, bichos de pelúcia ou uma bolsa de água quente.
- Para que ele se acostume com a cama, coloque-o ali várias vezes ao dia, após comer ou brincar. Aos poucos, ele vai entender que aquele é o local onde pode dormir.
Já é adulto. É agora?
Se ele estava acostumado a dormir na cama com os tutores e a ideia é mudar a dinâmica da família, será preciso muita paciência para que ele se acostume gradualmente à nova realidade. Alguns passos importantes:
- Estabeleça onde será a cama dele e coloque uma peça de roupa com o cheiro dos tutores no local.
- Capriche na montagem da cama. Cães de grande porte gostam de camas abertas e colchonetes. Já os pequenos preferem camas ou casinhas fechadas. Gatos, gostam de locais altos, fechados e escuros.
- A cada, dia ele deve dormir um tempo a menos com os tutores, até que consiga passar uma noite inteira no novo canto. Não apresse o processo, para evitar que o animal desenvolva agressividade, estresse ou ansiedade.
- Durante o dia, coloque petiscos na caminha dele, para incentivá-lo passar mais tempo ali.
- Ainda que não seja a hora de dormir, não estimule a ficar na cama dos tutores. E quando for o momento de ir para a cama dele, não ceda ao choro. É preciso impor limites ao mesmo tempo em que oferece conforto e carinho.