Cadê todo mundo?
De um dia para o outro, ele começou a bater nos móveis, deixou de pegar brinquedo ou o petisco atirado pelo tutor, passou a demostrar insegurança para transpor obstáculos, subir no sofá ou na cama. Todos esses sinais podem indicar que o animal está perdendo a visão. A causa pode ser uma doença como catarata, possível de ser atenuada com medicamentos ou procedimentos cirúrgicos, ou com problema sem tratamento, como a atrofia de retina, que progride até a cegueira total. Em qualquer um dos casos, no entanto, algumas atitudes dos tutores ajudarão o animal a manter a qualidade de evita acidentes.
Pets que perdem a visão por conta de doenças ou no processo de envelhecimento precisam de muito cuidado e carinho para se adaptar à nova condição.
- Restrinja o acesso a áreas perigosas, como escadas ou piscinas, usando grade ou tela.
- Mantenha a rotina para que o animal se sinta seguro. Evite ao máximo mudar os móveis e, principalmente, os potes de ração e água de lugar.
- Avise que está se aproximando, conversando com o pet. Se tem outros animais em casa, considere usar sinos nas coleiras, para facilitar a interação entre eles.
- Redobre a atenção durante os passeios, conduzindo o bichinho com a coleira, devagar, tomando cuidado com postes e degraus. Lembre-se de manter o animal do lado oposto à rua e sempre junto a você.
- Conheça os protetores oculares, que podem ter o formato de viseiras ou de óculos adaptados, desenvolvidos para proteger a região da face do animal, evitando traumas.