Deu match
A internet facilitou a busca por um par, mas é preciso saber quais critérios considerar…
Descubra como lidar com os problemas de pele do seu amigo de quatro patas.
Seu pet anda se coçando muito? Talvez o problema não esteja nos pelos, então, apenas escovar e dar banho pode não ser o suficiente para ajudar o animal a sentir melhor . É fundamental investir na causa da irritação.
O que causa: bactérias, fungos, vírus e até parasitas provocam o sintoma, que pode estar associado a uma infestação por pulgas, carrapatos, piolhos ou ácaros de sarnas, capazes de produzir intenso prurido. A falta de higiene também pode ser a causadora do problema.
As raças mais suscetíveis: no caso dos cachorros, as raças com muitas rugas- como Shar-Pei, Buldogue Pug – requerem cuidado extra, pois agentes bacterianos ou fúngicos podem se acumular nas dobras, ocasionando infecções. Raças que têm muito pelo e que não são originárias do Brasil, como o Husky Siberiano e o São Bernardo, também podem sofrer com problemas de pele devido ao calor. Entre os gatos, os Siameses, Birmanês, Orientais e Abissínios são os que apresentam maior risco para o desenvolvimento de lesões.
Como prevenir: não permita que o animal tenha acesso à rua sozinho, nem o deixe fora de casa à noite. Se o cachorro for passear na rua em dia de garoa, seque-o por completo, para que a pele não fique úmida, o que favorece a proliferação de fungos e bactérias. Higienize com cuidado os ambientes por onde ele transita e evite dar banhos em intervalos menores do que uma semana.
Como tratar: fuja das receitas caseiras, que podem até piorar a situação. Quando o pet apresentar qualquer tipo de lesão cutânea, leve-o ao médico veterinário, para que o profissional possa identificar o problema e tratar da maneira correta. Oriente-se, também, sobre os cuidado como lidar com o animal no dia a dia. Alguns tipos de doenças, como a sarna, podem ser transmitidas para humanos.
Quem deu as informações:
Katia Denise Saraiva Bresciani, médica veterinária docente da Unidade Estadual Paulista (Unesp) de Araçatuba.