Cheirinho de limpeza
Dar banho, escovar, tosar, aparar as unhas. Toda a rotina de cuidados com o pet precisa ser complementada com a higiene dos utensílios que ele utiliza, no dia a dia, para afastar o risco de doenças transmitidas por microrganismos. Eles podem se reproduzir em ambientes úmido, com excesso de pelos e outros resíduos. Por isso é tão importante saber como proteger o seu pet.
Manter a cama e os brinquedos do pet sempre limpos e higienizados garante mais saúde ao seu animal e mais conforto para toda a família.
Higienização frequente
- Na hora de comprar caminhas, colchões, cobertores e outros acessórios para o pet, escolha itens fáceis de lavar e secar e, de preferência, que possam ir á maquina, como a roupa dos humanos. Porém, antes de começar o processo de lavagem, vale retirar o excesso de pelos, usando um aspirador ou um rolinho com fita aderente. O mesmo processo vale para as caminhas e para os cobertores.
- Se houver manchas, aplique um produto específico para retirá-las, antes de lavar.
- Durante a higienização, na máquina ou à mão, dê preferência à água morna e os produtos neutros, com o mínimo possível de perfume, para diminuir os riscos de alergias. Não use amaciantes e, se for lavar manualmente, evite fazer muita espuma com o sabão.
- Depois de fazer o processo completo de limpeza, é preciso deixar os utensílios secarem bem, de preferência, no contato direto com o sol. Afinal, a umidade favorece o crescimentos dos fungos e bactérias que podem prejudicar a saúde do animal.
Revisão Geral
- Além de lavagem dos acessórios do pet, que pode ser feita a cada semana ou a cada quinzena, dependendo do quanto o bichinho se suja, é fundamental fazer uma revisão diária, para organizar a caminha do animal. Nesse momento, no caso dos gatos ou de cães que soltam muitos pelos, uma alternativa é aspirar a caminha novamente, para evitar o acúmulo de ácaros no local.
- Os comedouros devem ser limpos diariamente, com uma esponja exclusivamente destinada a esse fim, e sabão neutro. E é importante secar bem antes de colocar comida e água novamente.
- Também vale a pena inspecionar os brinquedos, ver se estão sujos, se contêm restos de alimentos e se permanecem em bom estado. Até porque pedaços de brinquedos que não sejam rígidos e resistentes podem se soltar e ser ingeridos pelo animal.