Comer, comer para pode crescer
Filhotes desmamados precocemente podem ter deficiência nutricional, baixa imunidade, retardo do desenvolvimento e até problemas de socialização. Saiba o momento certo de oferecer comida ao novo membro da família.
Os filhotes de cães e gatos começam a desmamar em torno da terceira semana de vida, com o surgimento dos primeiros dentes. Entretanto, ainda precisam da presença materna até os 40 dias de vida, quando conseguirão, enfim, comer sozinhos.
Filhote Órfão
Quando não há leite materno, deve ser feita a amamentação artificial com substitutos do leite, apropriados para a espécie – produtos vendidos em pet shops -, de acordo com a orientação do médico veterinário. O leite de vaca não é adequado para os pets, por conta do alto teor de lactose e do baixo nível de proteínas e gorduras essenciais que contém.
Transição alimentar
Entre a terceira e a oitava semana de vida, o animal pode receber uma papinha feita de ração de filhote umedecida com água. À medida que o filhote conseguir mastigar, a papinha deverá ser substituída pela ração seca.
Em caso de rejeição
O filhote saudável não costuma rejeitar o novo alimento, mas, se acontecer dele chorar constantemente, se houver perda de interesse na alimentação ou se ele apresentar vômitos e diarreia, a recomendação é buscar um médico veterinário imediatamente.
Quem deu as informações:
Christine Martins, médica veterinária, docente da Universidade de Brasília.
Gisela Veiga, médica veterinária, docente do Complexo Educacional FMU.