contato@hospitalsavana.com.br
Download (1)

Competição à mesa

Se estivessem em uma matilha, na vida natural, os cães precisariam disputar alimento. Mas esse comportamento pode persistir, mesmo num ambiente doméstico, por puro instinto. No entanto, para que a família viva em harmonia, ele precisa ser corrigido.

Erro comum

Na vida selvagem, sempre haverá o animal dominante e os submissos. Porém, dentro de casa, é preciso educar esse animal – aquele que começa as brigas – para que entenda que ali todos são iguais. Caso contrário, eles podem se machucar, provocando lesões e traumas graves uns aos outros. Além disso, um deles pode ganhar muito peso e ficar obeso, enquanto outro  pode ficar desnutrido.;

Treino na prática

Ofereça a alimentação deles em ambientes separados. De preferência, em locais em que não tenham contato visual enquanto estão comendo. Aos poucos, você pode ir aproximando a posição desses comedouros, bem lentamente, de modo que se acostumem a comer, em paz, no mesmo local.

Recompensas bem-vindas

Sempre que os animais tiverem comportamentos adequados, vale recompensá-los com carinho ou petiscos, para que façam uma associação positiva com aquela atitude e se sintam estimulados a repeti-la

Se sair briga…

É preciso acalmar os cães no mesmo ambiente e corrigir qualquer comportamento  agressivo que possam demonstrar rosnar e arrepiar os pelos, por exemplo. Se acontecer qualquer tipo de ataque,a melhor forma de apartar é jogar algo na direção deles – como um brinquedo do qual gostam muito -, para desviar a atenção do conflito.

Educação no dia a dia

Se os cães estão brigando por comida, é provável que estejam tendo comportamentos inadequados em outros momentos do dia também. Podem demonstrar ciúmes do tutor, do sofá ou do brinquedo, por exemplo. E todas essas ações devem ser corrigidas no momento em que acontecerem, não apenas na hora da refeição. Em alguns casos, recorrer ao adestramento é a melhor saída.

Deixe um comentário

Message Us on WhatsApp