Cuidado com eles
Cebola e alho: a principal toxina desses temperos é a n-propil disulfito, que possui rápida absorção digestiva e pode oxidar a hemoglobina dos animais, diminuindo a oxigenação dos tecidos e promovendo disfunções hematológicas sérias. Pets que ingerem esses bulbos, crus ou cozidos, poderão apresentar sintomas como vômito, diarreia, dores abdominais, perda de apetite e desidratação.
Chocolate: o que faz dessa guloseima um verdadeiro vilão para cães e gatos é a teobromina presente em sua composição, que não e metabolizada no organismo dos pets. Por isso, mesmo a ingestão de uma quantidade pequena desse doce pode acarretar quadros de diarreia, vômitos, hiperatividade, tremores, convulsões, fraqueza, hipertermia – quando ocorre aumento excessivo da temperatura- e até taquicardia.
Conheça os seis alimento que estão na dieta da maioria dos humanos e que são extremamente nocivos a cães e gatos.
Nozes: as de macadâmia são as mais perigosas, embora ainda não se saiba exatamente qual e substância que tem ação nociva à saúde de cães e gatos. No entanto, seu consumo e desaconselhado, pois pode levar a sintomas como fraqueza, depressão, vômito, tremores e febre. Outras oleaginosas, como castanha-do-pará, nozes, amêndoas e amendoim não são toxicas, mas também oferecem risco por serem bastante gordurosas.
Uvas e passas: uma vez no organismos dos animais, a fruta pode interferir no sistema urinário, provocando até mesmo uma insuficiência renal aguda, por mecanismos ainda desconhecidos. Outros problemas que podem aparecer em decorrência dessa intoxicação são vômitos , diarreia, dor abdominal, desidratação, fraqueza e tremores.
Abacate: todas as partes da planta do abacate, folhas, frutos e caroço- são potencialmente tóxicos para cães e gatos. A persina é a substância que interage com o organismo dos animais de maneira muito prejudicial e pode provocar edema pulmonar e efusão pleural – quando há acúmulo de líquido no pulmão ou no tórax. Ambos os quadros levam a insuficiência respiratória, sintoma mais comum da intoxicação. Também podem ocorrer vômito e diarreia devido à irritação gastrointestinal, letargia, fraqueza e inchaço o de membros.