contato@hospitalsavana.com.br
Caes Interagindo

Cuidados na dose certa

Levá-los para passear em lugares com fortes ruídos, odores ou altas temperaturas e oferecer chupeta aos bichinhos são alguns dos comportamentos dos tutores que, embora motivados por uma boa intenção, pode atrapalhar o desenvolvimento dos pets. O  ideia é lembrar sempre que, mesmo sendo parte da família, os animais têm necessidades muitos diferentes das apresentadas pelos humanos e essas características precisam ser observadas. Caso  contrário, as consequências serão negativas para todos, mas o pet é que vai sair perdendo mais.

Ainda que em muitos momentos eles se mostrem mais companheiros e dóceis do que muitos seres da nossa espécie, os animais de estimação pedem cuidados específicos, que precisam ser respeitados, em nome do bem-estar do pet.

Baixa socialização e perda de identidade

Embora apreciem a companhia de seus tutores, ao serem levados  apenas a ambientes onde encontram com outros humanos. Os animais podem ficar confusos quanto à maneira de se comportarem adequadamente. O melhor é que eles convivam com outros pets, que andem e brinquem livremente em espaços amplos e até ao ar livre e que possam, inclusive, se sujar de terra e grama. Este tipo de passeio e que vai deixá-los realmente felizes.

Dificuldade de compreender limites

Também pode acontecer de os bichinhos cercados de cuidados excessivos e submetidos a uma rotina muito próxima a dos humanos começarem a apresentar distúrbios de comportamento, como dificuldade para responder a alguns comandos. Isso porque os cães se organizam a partir de um modelo hierárquico e precisam reconhecer o tutor como alguém que manda. É importante que essa referência não se perca.

Necessidades típicas da espécie não atendidas

O uso da chupeta é um dos exemplos de comportamento que prejudicam, e muito, os pets. Se a  necessidade do acessório no caso de crianças já não consenso, com os animais a situação se torna ainda mais complexa. Além de não precisarem de chupeta, eles podem mordê-las e até engolir alguns pedaços, o que levará a problemas sérios de saúde. O mais preocupante é que, ao oferecer algo de que eles não precisam, muitas vezes os tutores deixam de apresentar um objeto que realmente atenderia às necessidades da espécie, como um osso resistente e adequado para a dentição do cão.

Deixe um comentário

Message Us on WhatsApp