contato@hospitalsavana.com.br
Dieta Restrita

Dieta Restrita

Assim como acontece com os humanos, a alimentação dos animais pode ser coadjuvante em diversos tratamentos de saúde.

Para emagrecer: animais com sobrepeso ou já diagnosticados como obesos necessitam de uma ração especial. Os alimentos que auxiliam na perda dos quilinhos que estão sobrando – e prejudicando a saúde – geralmente apresentam redução de calorias e gorduras, alto teor de fibras e proteínas, porém, sem deixar de atender às necessidades energéticas e nutricionais específicas de cada raça, seja de cão ou gato.

Para controle de doenças crônicas: pets com complicações intestinais, renais, hepáticas, entre outras, podem precisar de rações específicas, cujos componentes auxiliam na recuperação do órgão atingido, além de ajudar a controlar os sinais clínicos, retardando a progressão da doença. Na dieta para diabetes, por exemplo, o teor de amido é controlado e se utiliza uma formulação específica para ajudar a diminuir as variações da glicemia. Quando o foco são os problemas intestinais, há, na ração, componentes que favorecem a saúde do órgão, como proteínas de alta digestibilidade, prebióticos, ômega 3 e fibras. Já na ração para animais com problemas hepáticos, utiliza-se proteína vegetal, que é mais bem tolerada por pets com esse quadro. Nesse último caso, os níveis de cobre também são mais baixos no alimento, com o intuito de reduzir o acúmulo do metal no fígado. Em resumo: para cada complicação, há formulações bem particulares.

Para animais sensíveis: se for detectada hipersensibilidade alimentar, intolerância alimentar    ou dermatite atópica induzida por alimento, o ideal é que o pet receba uma alimentação sob medida   para ajudar a controlar o quadro. Esse tipo de ração apresenta proteínas diferentes – normalmente  derivadas do cordeiro e do coelho, – que são altamente digestíveis e têm baixo potencial  alergênico. Também possuem nutrientes que auxiliam na manutenção de uma pele saudável, como antioxidantes e zinco.

Quem deu as informações:

Isis de Carvalho Rodrigues Santana, médica veterinária, docente da Universidade Anhanguera de Anápolis.

Márcia Jericó, médica veterinária, docente da Universidade Anhembi Morumbi.

 

Deixe um comentário

Message Us on WhatsApp