Diversão Garantida
Se você tem um cachorro… Deixe que ele leve você para passear. Bons momentos para fazer isso são começo do dia ou final da tarde, quando a temperatura está mais amena e o movimento é menor. Mas o grande segredo é deixar o cão caminhar em seu próprio ritmo, parar quando quiser e até interagir com outros animais e pessoas, se demonstrar interesse. Assim, a atividade será, para ele, extremamente relaxante.
Quer mimar o seu pet com brincadeiras, carinhos e petiscos? Ai vão ideias para garantir bons momentos ao lado do seu melhor amigo.
Invista nos brinquedos com petisco. Esse tipo de objeto desperta, no animal, o instinto de caça. Bolinhas ou ou mesmos ossos que escondam uma guloseima específica para cães dentro deles vão deixar o pet distraído durante um bom tempo, além de fortalecer os dentes e a mandíbula do animal.
Brinque de pega-pega. Com bolinhas ou frisbess e, de preferência, ao ar livre. Com esse tipo de passatempo, seu cãozinho gastará muita energia e o vínculo de amizade entre vocês ficará ainda mais forte.
Aceite a companhia dele. Cães são seres sociáveis e, com um mínimo de treino e condicionamento, podem transitar livremente por todos os cômodos da casa, sem causar problemas. E, para eles, uma das mais gostosas é simplesmente estar perto de seus tutores. Nos seus momentos de folga, quando estiver lendo um livro ou apenas vendo o seu programa preferido na TV, permita que o cão se acomode ao seu lado e aproveite para dar e receber carinho.
Faça uma massagem relaxante. Por falar em carinho, saiba que qualquer toque suave e delicado agrada cão. Eles adoram ser massageados – com movimentos circulares e as pontas dos dedos – na região das orelhas, no pescoço e no peito. E se na hora do carinho ele se virar e oferece também a barriguinha, não hesite em continuar acariciando-o ali. É sinal de que ele está curtindo muito o momento ao seu lado. Resta a você desfrutar dessa oportunidade de convivência e troca de afeto também!
Se você tem um gato… Desperte o instinto de caça com brinquedos apropriados. Podem ser bolinhas próprias para gatos, com sons ou petiscos dentro delas, ou simples bolinhas de papel. Você pode estimular o bichano a encontrar brinquedos, espalhando-os pela casa. Amarrar a bolinha na ponta de uma vara e estimular o gato pegá-la outra maneira interessante de entretê-lo
Dê carinho quando eles pede. Gatos sabem demonstrar quando querem um afago. Eles se aproximam, passam rabo entre as pernas dos tutores e momento, invista nos carinhos na cabeça, no pescoço e na linha entre a coluna e a cauda, que são os locais onde eles mais gostam de ser acariciados.
Deixe que ele escale ou se esconda. Você pode ter em casa a chamada “árvore de gato”, peça vertical com vários níveis de piso , projetada para a diversão dos felinos. Se não houver espaço para o objeto em casa, deixe caixas de papelão ou pequenas tocas à disposição do pet e vai vê-lo brincar durante horas!
Brinque com uma lanterna de laser. Gatos adoram seguir aquela luzinha vermelha pela casa e vão gastar bastante energia tentando pegá-la. O único cuidado é não apontá-la diretamente para o rosto do animal.
Convide-o a ver a vida lá fora. Diante de janelas devidamente protegidas com telas, os gatos se divertem tanto quanto seus tutores ao passar horas em frente a TV. Ver o movimento das ruas ou a natureza do entorno é, para eles, extremamente relaxante. Então, a dica e deixar algumas janelas livres para o pet e, se necessário, aproximar móveis do local, assim, o gato poderá escalá-los para chegar aonde deseja.