Escolha pela textura
A melhor ração para o seu gato ou cachorro é a úmida, a semiúmida ou a seca? A resposta depende da idade dele, do quadro de saúde do animal e até do estilo de vida do tutor.
Ração seca
É a mais comum e é chamada assim porque contém pouca água na sua fórmula, cerca de 3% a 11% do total. Com isso, o animal tem que beber mais líquido ao longo do dia para se manter hidratado – esse é um ponto negativo do produto. A principal vantagem da ração, por outro lado, é a praticidade: há muitas marcas, de preços variados, para escolher. E qualquer gato ou cachorro capaz de mastigar pode consumi-la. A ração seca ainda resite por mais tempo do que as demais no comedouro, caso o animal não coma tudo de uma vez.
Ração semiúmida e úmida
A primeira é vendida em pacotes plásticos, normalmente como petisco maleável. É composta de 25% a 35% de água. Já a úmida tem de 60% a 87% de água em sua fórmula e pode ser comercializada em latas ou embalagens plásticas. Esta última é a mais recomendada para filhotes em época de desmame, pois permite que eles se acostumem gradualmente aos alimentos com textura, antes de receberem a ração seca. Os idosos, com menos dentes e menor sensibilidade para cheiros – alterações comuns da senilidade -, também podem se beneficiar tanto da ração úmida, quanto da semiúmida.
Gatos costumam tirar proveito dessas rações porque bebem pouca água durante o dia. A desvantagem do produto é o preço: ela é mais cara se comparada à seca. Além disso, estraga mais rápido – não pode ser deixada no comedouro e, depois de aberta, dura apenas três dias em geladeira. Em geral, não é recomendada para animais diabéticos, por conter uma quantidade maior de açúcar.
Troca de dieta
A mudança de ração deve ser feita sempre com o acompanhamento de um médico veterinário e de forma gradual. No processo, que pode durar de 10 a 30 dias, a recomendação é misturar as duas rações: iniciar com uma quantidade bem pequena do alimento novo e, a cada um ou dois dias, diminuir a quantidade da ração antiga, até realizar a troca total.