Febre: sinal de alerta
Alteração na temperatura indica que o organismo do animal já está lutando para vencer um agente agressor. Mas quando a febre vem acompanhada de outros sintomas específicos, precisa ser tratada como emergência. Saiba quais são eles e aproveite para aumentar seus conhecimentos sobre o assunto.
Você consegue detectar o sintoma em seu animal de estimação? E sabe como agir, dependendo do estado geral do pet? Tire essas e outras dúvidas a seguir.
O que é febre ?
Os veterinários entendem que a febre é caracterizada por um conjunto de manifestações clínicas que inclui a elevação da temperatura corporal a níveis acima de 39,3OC. O aumento da temperatura é um mecanismo de defesa para inibir a proliferação de agentes causadores de doenças, como inflamações e infecções.
Como percebo que o animal está com febre?
Geralmente, a febre vem acompanhada de sintomas como aumento da frequência cardíaca e respiratória, alterações de apetite e prostração.
Posso medicar em casa mesmo ?
Se o estado geral do animal for bom, você até pode observá-lo em casa, por, no máximo, doze horas, para ver como o quadro evolui, antes de procurar um médico veterinário. Mas resista à tentação de oferecer qualquer tipo de medicação. Isso porque os pets podem desenvolver problemas graves decorrentes de intoxicações ou doses inadequadas de remédios.
Dá para aliviar o mal-estar do pet?
Sim, você pode oferecer água fresca, abrigá-lo em um lugar com sombra e ventilação indireta, além de colocar uma toalha úmida em contato com o corpo ou as patas do animal.
Quando o sintoma indica uma emergência?
Se o sintoma não cessar após 12 horas, se vier acompanhado de vômitos, letargia e alteração no nível de consciência do animal, é preciso buscar socorro urgente.