contato@hospitalsavana.com.br
Pet

Haja coração

O envelhecimento é uma das causas mais comuns de problemas cardíacos. Mas eles também podem aparecer em animais jovens. Vale conhecer os sintomas e saber como apoiar o seu pet, caso aconteça com ele.

Quais são os sintomas mais comuns?

Cansaço fácil, dificuldade respiratória, emagrecimento rápido e perda de apetite, língua roxa ou azulada. Também podem aparecer sintomas mais específicos, como tosse e engasgo, no caso dos cães, e cegueira súbita ou dilatação das pupilas, entre gatos.

O que causa a doença?

Pode ser um problema congênito, ou seja, que vem desde o nascimento do animal e cujos sintomas se manisfestam no decorrer da vida. Mas um fator que costuma causar a doença cardíaca em pets, no Brasil, é a Leishmaniose,  que pode afetar os rins e promover o aumento da pressão arterial de modo silencioso.

Como é feito o diagnótico

A partir da avaliação física geral e de testes específicos como aferição da pressão arterial, exame radiográfico, eletrocardiograma, ecodopplercardiograma e até holter, o médico veterinário consegue fechar o diagnóstico. O tratamento é realizado de acordo com o estágio de desenvolvimento do problema, utilizando remédios que ajudam a melhorar a qualidade de vida do animal e a evitar tanto a progressão da enfermidade como danos em outros órgãos.

A rotina do animal precisa mudar se for diagnosticada a doença?

O médico veterinário deverá fornecer essas orientações, caso a caso. Mas é comum ocorrerem restrições a atividades físicas e mesmo alimentares, dependendo da gravidade do quadro.

Mal súbito pede atendimento urgente 

Ainda que o seu pet esteja em tratamento, é essencial socorrê-lo o quanto antes se ele apresentar sinais como respiração ofegante, como um quadro de agitação fora do normal, ou prostração, com episódios de desmaio. Nesses casos, a visita ao veterinário é imprescindível e deve ser urgente.

 

 

 

 

Deixe um comentário

Message Us on WhatsApp