Mais forte contra os vermes
Com uma rotina simples de prevenção, os pets ficam protegidos de doenças que podem causar anemias, lesões pulmonares e até ataques epiléticos, entre outras complicações graves. A vermifugação também aumenta a segurança de quem convive com os animais, porque muitos males podem ser transmitidos dos bichinhos para os humanos. Vale ficar atento!
Mesmo os animais que vivem em ambientes urbanos e que recebem todos os cuidados de higiene e limpeza, precisam ser vermifugados constantemente, para evitar o risco de doenças.
Quando fazer
O veterinário que acompanha o animal é quem está mais apto para indicar a frequência ideal de vermifugação, além de observar as especificidades relacionadas à idade e à raça, o médico vai avaliar outros riscos que dizem respeito aos hábitos do animal antes de fazer a prescrição. Se ele dorme no quarto junto com a família, se frequenta praças públicas e convive com outros pets, por exemplo, demandará mais cuidados. Mas, em geral, recomenda-se a vermifugação de cães e gatos adultos, pelo menos duas vezes ao ano.
O que usar
Aqui, também será preciso seguir rigorosamente a orientação médica, caso a caso, existem pipetas com líquidos que podem ser aplicados no dorso do animal, comprimidos para serem administrados via oral, injetáveis e até medicamentos manipulados em forma de biscoitos, vendidos em farmácias de manipulação veterinária.