Menos é mais
Comprar embalagens menores de ração e calcular bem as porções que vai oferecer ao cão e gato são estratégias que ajudam a manter o alimento sempre fresco. Confira outras dicas que vão despertar o apetite do seu pet.
Para manter seu animal super saudável e bem alimentado, não basta investir em um alimento de qualidade, é preciso saber como guardar e até oferecer a ração ao seu melhor amigo do dia a dia. A seguir, algumas orientações úteis.
Medida certa
A validade que aparece na embalagem da ração vale pelo tempo que o alimento permanecer fechado. Após aberto, a maioria dos fabricantes indica que seja consumido em, no máximo, um mês. Então, é preciso calcular a quantidade de comida que o seu animal consome nesse período e comprar embalagens apropriadas. Em geral, quanto menor a embalagem, menos tempo ela ficará exposta. A consequência é uma ração mais fresquinha, com nutrientes, textura, sabor e aroma preservados.
Tudo no lugar
Também é importante escolher um local arejado, sem umidade e sem contato direto com o sol para guardar a comida do pet. Vale lembra que as rações não devem ser refrigeradas, mesmo nos dias mais quentes. Isso aumentaria a umidade do alimento, levando ao desenvolvimento de fungos e bolores.
Proteção extra
Depois de servir o cão ou gato com a ração, é preciso selar bem a embalagem, usando uma fita adesiva firme. Se quiser, você pode manter a comida para um ou dois dias em um pote escuro, hermeticamente fechado. Assim, evita abrir a embalagem de ração várias vezes seguidas.
Hora do rango
Gatos precisam ter ração à sua disposição o tempo todo, mas é bom servir apenas a quantidade que o seu pet está acostumado a comer e trocar regularmente, pelo menos uma vez ao dia. Cães adultos podem ser alimentados de duas a três vezes a dia, mas também é fundamental acertar na quantidade. Sobras de ração jamais devem retornar à embalagem original.