Operação limpeza
Como devem ser limpas as caixinhas de areia dos gatos com qual frequência, qual produto utilizar? A seguir, tire essas e outras dúvidas sobre o assunto.
Frequência
Todos os dias é preciso retirar fezes e a porção de substrato que se modificou com a urina e repor a quantidade descartada. Uma vez por semana ou a cada 15 dias tem que trocar tudo: lavar a caixa com água e sabão, secar bem- se possível expor ao sol – e colocar um novo substrato. Os cristais de sílica inibem o odor e podem ser trocados em intervalos mais longos. Já os de madeira ou areia precisam ser reposto totalmente com mais frequência. Evite apenas os substratos com perfume. que podem causar alergia nos felinos.
Cheiro de Urina
Pode ser que somente sabão neutro e água não deem conta de eliminar odor forte do xixi dos gatos. Desinfetantes específicos para uso de veterinário – vendidos em pet shops- são os mais indicados, porque não causam alergia aos pets e são bastante eficientes na eliminação de cheiro e de bactérias, fungos e vírus.
O problema da caixa suja
O ritual de limpeza na casa sanitária dos gatos é importante porque, quando ela está suja. o bichano evita usar, o que pode ocasionar dois problemas: Ou ele vai começar a fazer xixi e cocô em outros locais da casa ou não vai mais fazer, segurando o máximo que consegue e correndo o risco de desenvolver doenças no trato urinário.
A melhor caixa
Animais que vivem sozinhos podem utilizar as caixas de areia abertas. Já para que os que contam com companhia, é necessário ter caixas fechadas
(que exigem ainda mais higiene, pelo cheiro forte que fica no interior delas), assim, os felinos não vão manter contato visual uns com o outros, enquanto estiverem usando o banheirinho. Importante: considere sempre uma caixa para cada gato e coloque-as a uma boa distância uma da outra.