Warning: getimagesize(/home/storage/0/e1/a0/hospitalsavana/public_html/wp-content/uploads/2018/04/Vacinação.jpg): failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/0/e1/a0/hospitalsavana/public_html/wp-content/themes/total-coneki/framework/classes/image-resize.php on line 115
Papo aberto
Saber mais sobre o estado de saúde do animal é fundamental, mas você também pode aproveitar a primeira consulta para tirar dúvidas e receber orientações.
Qual é a alimentação recomendada para o meu animal?
O porte e a idade do animal é que definem qual comida ele deve consumir. Existem diferentes categorias de ração (standard, premium e super premium), que se diferenciam pelo valor nutricional. O profissional poderá indicar marcas capazes de suprir as necessidades do seu pet, levando em conta possíveis alergias alimentares típicas da raça.
Quais vacinas ele deve tomar anualmente?
O calendário de vacinação e o agendamento de consultas de acompanhamento serão determinados pelo médico veterinário. Mais do que explicar quais são as vacinas imprescindíveis para o animal, ele indicará outras que podem proteger o pet, de acordo com o ambiente onde vive. Os que vivem em áreas abertas são expostos a perigos diferentes dos que moram em apartamento.
Qual é a quantidade de água que deve ser ingerida?
O veterinário deve orientá-lo sobre as trocas de água que devem ser feitas diariamente e pode até dar dicas de como identificar se o animal está com sede. Aproveite e pergunte quais características deve ter o bebedouro do pet – para cães e gatos com focinho achatado, por exemplo, os melhores são os potes rasos e com inclinação. Os materiais diferentes – plástico, inox ou cerâmica – também têm vantagens e desvantagens, que o especialista pode explicar em detalhes.
Como adaptar o pet à nova casa?
Ele pode dormir sozinho nas primeiras noites? É melhor ficar solto pela casa ou preso em um cômodo? O médico vai responder essas questões e, ainda, sugerir a compra de brinquedos e acessórios que deixarão o pet mais relaxado. Caso já exista outro animal na casa, o profissional também poderá orientar o tutor sobre como fazer uma aproximação mais segura.
Quais as principais doenças relacionadas à raça e como evitá-las?
Atitudes preventivas são primordiais. É preciso conhecer as vulnerabilidades da raça do animal que está levando para casa. Assim, você estará preparado para lançar mão de cuidados que vão evitar problemas de saúde e, se o animal adoecer, saberá rapidamente identificar a causa e buscar o tratamento adequado.
Quando é o momento de castrar o animal?
Para que os benefícios da castração (além da esterilização) sejam alcançados – principalmente em relação ao comportamento do pet é preciso agir na hora certa. E dependendo da raça, sexo e porte do animal, esse momento pode variar. É importante seguir a recomendação do veterinário.