Pelos por toda parte
Seu cão ou gato deixa um rastro por onde passa? Saiba como manter a casa limpa e garantir o conforto de toda a família
A higienização diária dos ambientes por onde o seu pet circula pode ser rápida e eficiente. Basta seguir algumas orientações:
- Não dá para fugir do aspirador de pó. Então, para economizar tempo, é interessante escolher um aspirador-robô, que detecta acúmulos de poeira e pelo e limpa tudo rapidinho. Esses modelos estão à venda nas principais lojas on-line nacionais, por preços variados. Vale a pena pesquisar.
- Alguns aspiradores também possuem, além da função de sucção, escovas que podem ser utilizadas para limpar objetos, como sofás e é muito comum os pelos do animal grudarem nos móveis de madeira. Para facilitar a remoção deles, use um produto específico e um pano de algodão macio. Tire da rota dos peludos os móveis com superfícies que tendem a acumular pelos, como os estofados de veludo, por exemplo. Para remover pelos de roupas de cama, experimente usar luvas de borracha umedecidas. Basta passar a mão sobre a sujeira que o pelo sai. Rolinhos para tirar bolinhas dos tecidos ou até mesmo aquelas fitas adesivas para caixa de papelão (mais grossas) tiram os pelos das roupas com facilidade. Outro cuidado importante é escovar seu animal diariamente. Assim, você consegue diminuir a quantidade de pelos espalhados pela casa e ainda garante um momento de proximidade e carinho com seu melhor amigo.
Quando a queda é um sinal de alerta
Alguns animais tendem a perder mais pelos do que outros, pois isso varia de acordo com a raça. A primavera costuma ser a estação em que a queda é mais acentuada. De qualquer forma, ao perceber que a perda de pelos está excessiva, chegando a deixar falhas, é imprescindível levar o pet ao veterinário. Várias doenças de pele, alterações sistemicas e até deficiências nutricionais podem levar ao aparecimento desse sintoma. É preciso investigar.
QUEM DEU AS INFORMAÇÕES:
Ronaldo Lucas, médico veterinário, coordenador da pós-graduação em Dermatologia Veterinária da Universidade Anhembi Morumbi.
Paula Diniz Galera, médica veterinária, docente da Universidade de Brasília.