Petisco liberado
Biscoitos e bifinhos podem ser bastante nutritivos e ainda ajudar a tratar distúrbios de comportamento. Só não vale exagerar na quantidade.
Petiscos com adição de nutracêuticos, substâncias nutrientes com efeitos terapêuticos ou farmacêuticos, são a novidade desse mercado. Os snacks podem ser encontrados em diversas apresentações e seus efeitos para a saúde do animal também são diferentes. Saiba mais.
Ossinhos: são fabricados com couro bovino. Em geral, não apresentam nenhum valor nutricional, mas são muito viáveis na redução da ansiedade, estresse ou hiperatividade.
Biscoitos: são petiscos secos e crocantes, feitos à base de farinha de frango, farinha de carne e ossos, milho moído e arroz integral, entre outros ingredientes. Há boas opções no mercado, com nutrientes que beneficiam a saúde intestinal e ainda reforçam o sistema imunológico
Bifinhos: apresentam forma e odor de alimentos para humanos, como picanha, calabresa ou bacon. São preparados com vários ingredientes comuns aos biscoitos, incluindo as carnes de frango e de boi. Como são bem aceitos por cães e gatos, podem funcionar como complemento alimentar.
Sachês e petiscos em lata: normalmente, são alimentos balanceados, úmidos e altamente calóricos Os principais ingredientes são as carnes bovinas, de peixes ou de frangos, que conferem intenso sabor e odor ao alimento. Também podem ser usados como complemento alimentar, especialmente no caso de animais convalescentes ou enfermos.
Quem deu as informações:
Mariana Albiero Ferreira, médica veterinária do Hospital Veterinário da Universidade Anhanguera de Campinas- Taquaral.
Ursula Raquel do C.F.da Silva, médica veterinária, docente da Universidade Anhanguera de Niterói