Primeiros socorros
O pet engasgou? Saiba o que deve ou não fazer para ajudá-lo nessa hora, além de respirar fundo e tentar manter a calma.
Qual é a diferença entre engasgo e tosse?
É muito comum a tosse dos cães e gatos ser confundida com engasgos, pois ela é um pouco diferente da dos humanos. No engasgo, o animal faz esforços repetitivos para deglutir e normalmente não solta nenhuma secreção pela boca.
O que eu faço se ele estiver engasgado?
Observe se as vias respiratórias estão livres e se não há nenhum objeto você pode, sem querer, empurrá-lo, agravando o quadro. Para fazer o animal desengasgar, você pode usar uma manobra específica, que muda de acordo com o porte do animal. Se ele for pequeno, coloque-o deitado de barriga para cima no seu colo, pressione a barriga, mais ou menos na região da boca do estômago, repetidas vezes. Se ele for de porte grande, acomode-o deitado de lado e, pressione a barriga do animal, logo após o fim das costela, algumas vezes.
O que não devo fazer nessa hora?
Não se deve incentivar o vômito ou dar outras coisas para o animal comer.
Como reconheço uma situação de emergência?
Se o animal estiver ficando com a língua roxa, se demonstrar dificuldade respiratória ou desmaiar, é preciso procurar o médico veterinário na mesma hora.
Se o pet engasga direto, pode ter um problema de saúde?
Sim, engasgos constantes podem ser sinais de doenças afetando a faringe, problemas no coração ou tosse dos canis, entre outras. O melhor a fazer é investigar, passando por consulta com o veterinário.