Saúde começa na boca
Cuidar da higiene bucal de cães e gatos é uma medida eficiente para prevenir diversas doenças.
Tão importante quanto oferecer uma ração de qualidade e manter as vacinas do seu pet em dia, é escovar os dentes do animal diariamente. É bom saber que a boca é uma região onde vivem várias bactérias e os restos de alimentos fazem com que elas se proliferem rapidamente. Na falta de cuidados, esse quadro leva à gengivite, um problema muito frequente em cães e gatos. Se não for tratada, a doença causa infecções que podem se espalhar pelo corpo, comprometendo diversos órgãos, como coração, fígado e pulmão.
Higiene deve ser regular
Para manter a saúde do pet, os dentes dele precisam ser higienizados pelo menos três vezes por semana – mas o ideal é limpá-los diariamente. Para isso, basta usar escova e creme dental específicos para cães e gatos. A escovação é simples: deve-se colocar uma pequena quantidade do creme dental sobre a escova e, depois de molhá-la com água, posicioná-la na região entre a gengiva e os dentes. A limpeza tem que ser feita com movimentos de vai e vem e não é necessário enxaguar.
Avaliação anual
A escovação diária é importante para minimizar problemas de saúde, mas precisa ser complementada pela limpeza feita pelo médico veterinário. Em consultório, tanto cães quanto gatos são submetidos a uma anestesia geral, que permite que o médico faça um exame minucioso da boca do animal, além de remover placa bacteriana, tártaro e ainda polir os dentes.
A intervenção, como qualquer procedimento que requer anestesia, apresenta riscos. Porém, eles podem ser minimizados com a realização de exames pré-operatórios, como os de sangue e de coração.
Quem deu as informações:
Mariana Albiero Ferreira, médica veterinária do Hospital Veterinário da Universidade Anhanguera de Campinas – Taquaral.
Natália Yoshioka de Vidis, médica veterinária, docente da Universidade Anhanguera – Uniderp