Tudo novo de novo
Quando a família muda de casa, os animais precisam de tempo para se adaptar. Gatos principalmente, demandarão atenção redobrada no início desse processo.
A mudança é muito mais estressante para os felinos do que para os cachorros – os primeiros podem até desenvolver problemas de saúde se não conseguirem se adaptar ao novo local. Por isso, a recomendação é levá-los para a casa nova somente quando tudo já estiver no devido lugar.
O ambiente deve estar pronto
Também facilita a transição, assegurar que a rotina seja a mais semelhante possível à da antiga casa. Por exemplo, a ração deve ser dada no mesmo horário de sempre e os brinquedos, comedouros e caixinhas de areia devem estar dispostos como na velha residência. Substâncias semelhantes a feromônios podem ser pulverizadas no ambiente para ajudar acalmar o felino, sempre sob orientação do veterinário.
Queiram ficar escondidos – debaixo das camas ou dentro de alguma caixa. Nesse caso, respeite o tempo dos seus pets. Quando se sentirem mais confiantes, eles vão sair do esconderijo.
Evite as festas
Fazer um open house para amigos e família é legal, mas enquanto o pet não estiver adaptado ao ambiente, melhor evitar. Caso as visitas apareçam, deixe o felino à vontade em algum cômodo reservado da casa, para que ele não fique ainda mais estressado.
Cuidado com fugas
Nessa fase de adaptação, cuide para que o animal não fuja em busca de sua antiga casa. Fique de olho nas portas que dão acesso à rua e use obstáculos, como telas nas janelas.