contato@hospitalsavana.com.br
1 Castrar 6312475

Um vilão chamado câncer

Cada vez mais tutores têm vivido ao lado de pets diagnosticados com a doença. O apoio e o carinho são indispensáveis para o tratamento e a recuperação do animal.

Câncer é o nome genérico dado um grupo de mais de 200 doenças. Elas são causadas por um conjunto de fatores, como predisposição genética e exposição a agentes químicos. Esses agentes são chamados de carcinogênicos e são os responsáveis por danificar o material genético. E é justamente a mutação das células que caracteriza o câncer. O tipo de câncer mais comum em cães é o tumor na mama, que afeta  principalmente as fêmeas idosas. Já nos gatos são mais frequentes os tumores nas células do sangue, que causam leucemias e linfomas. Os mais agressivos são os tumores ósseos e os tumores na boca, pois ambos possuem evolução rápida, causando metástases.

Sinais de alerta 

Inchaços anormais e persistentes, ou que crescem continuamente, feridas que não cicatrizam, perda de peso e apetite, sangramento ou corrimento nas narinas, bocas e ânus, odor forte, dificuldade ao urinar, defecar e respirar são sintomas que precisam ser investigados por um médico veterinário. Para o diagnóstico em estágio inicial, é importante realizar exames de sangue, ultrassonografia e radiografia. Quando o câncer é  confirmado, geralmente é realizada uma cirurgia. O tratamento também e feito com quimioterapia e radioterapia, em sessões que são sempre acompanhadas pelo médico veterinário oncologista.

Mais qualidade de vida               

O tratamento contra o câncer deve servir para combater o tumor, mas também para amenizar as dores e os desconfortos sentidos pelo animal. Para isso, a recomendação é usar analgésicos, anti-inflamatórios e até dar um suporte nutricional específico ao pet, sob prescrição médica.

Tão importante quanto, é que a família ofereça todo o apoio de que o pet precisa, em forma de carinho e atenção. Em alguns casos, também será preciso adaptar ambientes em casa, dependendo das limitações físicas do pet, para facilitar a movimentação dele e tornar o espaço mais confortável. Se possível, o animal deve continuar a fazer as atividades de que gosta, como passear, brincar, nadar etc.

Deixe um comentário

Message Us on WhatsApp